segunda-feira, 24 de novembro de 2014

TEMPORAL CAUSA ESTRAGOS EM SERTÃO SANTANA

            Nesta última sexta-feira, dia 21 de Novembro de 2014 por volta das 19:00 horas, um forte temporal atingiu Sertão Santana. Os poucos minutos de chuva e vento forte foram o bastante para causar vários danos nos arredores do centro da cidade.
                Na Rua 24 de Março, alguns galhos caíram sobre a rede elétrica, que de imediato deixou fios arrebentados na calçada da Praça Central e parte da estrada. A Brigada Militar agiu de maneira eficiente sinalizando com cones a estrada e auxiliando motoristas e alunos que devido à falta de energia saíram mais cedo da escola estadual.
                Nos arredores do centro várias casas tiveram seus telhados arrancados total ou parcialmente pelo vento, causando grande preocupação nos moradores que tiveram bens materiais danificados pela água da chuva que alagou algumas residências e estabelecimentos comerciais.
                Nas Proximidades do Posto Ipiranga, tanto na Rua 24 de Março quanto na Rua Júlio Rosenau várias árvores tiveram galhos arrancados ou até mesmo sua estrutura inteira incluindo a raiz, pelo forte vento. Dois postes energia elétrica ficaram parcialmente caídos na RS-713 causando preocupação nos moradores e comerciante locais e também nos motoristas e pedestres que por ali passavam.
                No dia seguinte ao temporal por volta do meio dia, algumas madeireiras já não tinham mais telhas devido à grande procura dos munícipes.

                Ainda não se tem  notícia de pessoas feridas, mas acredita-se que os danos tenham sido apenas materiais.








Dennis Naibert

terça-feira, 11 de novembro de 2014

DEFINIDO O SISTEMA DE TRANSIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO


O Governo do Estado realizou na manhã desta sexta-feira (7) o primeiro encontro com a equipe de transição da nova gestão, que assumirá em janeiro de 2015. A troca de informações entre o governo que sai e o que entra tem como finalidade o compartilhamento de dados sobre finanças, orçamento e projetos em andamento, para que não haja paralisações em serviços e para que os futuros gestores conheçam a situação do Estado.
A reunião contou com os secretários Carlos Pestana (Casa Civil), João Motta (Planejamento), Alessandro Barcellos (Administração) e Odir Tonollier (Fazenda), indicados pelo governador Tarso Genro para a função. Pela futura administração, participaram Carlos Búrigo, o prefeito de Santa Maria, Cézar Schirmer, Ibsen Pinheiro, José Fogaça e o vice-prefeito da Capital, Sebastião Melo.
Ficou definido que os próximos encontros das equipes ocorrerão no Centro de Treinamento da Procergs, na zona sul de Porto Alegre, onde a equipe de transição trabalhará nestes dois meses. As reuniões contarão com a participação de técnicos e deverão se estender até o final de dezembro pelo menos uma vez por semana, conforme a necessidade dos envolvidos.
O atual governo indicou o coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Zelmute Marten, e Fausto Loureiro, da Casa Civil, para acompanhar a transição e manter um contato direto com os representantes da próxima gestão. “Faremos um processo ágil e transparente, com metodologia clara, e comunicação e informações dentro dos prazos previstos. Estamos bastante tranquilos que tudo se dará dentro do melhor espírito democrático”, afirmou o secretário Pestana.

Fonte: SECOM Gov. RS

Colisão violenta entre duas motocicletas causa duas mortes




Cerro Grande do Sul
Por volta das 23hs 15 min um telefonema anônimo para a Brigada Militar, informou que havia ocorrido um acidente de motocicleta na localidade de Estrada do Pessegueiros, sendo imediatamente acionado a ambulância da Unidade Básica de Saúde que se deslocou para prestar socorro, no local tratava-se de duas motocicletas que haviam colidido bem no meio da estrada uma contra a outra e que Vanderlon Vieira Sutelo com 25 anos, que ainda apresentava sinais vitais foi o primeiro a ser removido para a Unidade Básica de Saúde de Cerro Grande do Sul mas faleceu a caminho, já a vítima M. da S. de L. 16 anos, devido a gravidade da batida morreu no local do acidente. Acompanhe a reportagem completa na próxima edição do Jornal Regional de Notícias.


Fonte : Regional de Notícias

VAI TER FESTA NA COOPPERSUL



Cerro Grande do Sul
A arena será montada novamente nos dias 05, 06 e 07 de dezembro e a festa está confirmada para comemorar com muitos shows musicais, gineteadas e bebida gelada o 11º Aniversário da Coopersul e 2º Rodeio Country.
A festa deste ano segue a receita da edição passada com ênfase ao rodeio, e uma grande estrutura será montada para receber o público visitante, com arquibancadas e camarotes para assistir as apresentações dos ginetes de touros e cavalos na pista e as belíssimas queimas de fogos de artifício, sob a animação dos locutores profissionais que interagem com a galera.
O organizador do evento, Vilmar Tavares explica que neste ano a programação sofreu algumas modificações a pedido do público, portanto não será realizada a Expofeira, com exposição de máquinas e implementos, nem os bailes à noite, no pavilhão de eventos da cooperativa, contudo nas três noites, a partir das 23 horas, haverão shows musicais no palco montado junto a arena, e no domingo, a partir das 15 horas um baile com a banda Clip Show.

DIA 05 – (Sexta-feira).
20hs - Abertura do Rodeio, queima de fogos, show de abertura, apresentação dos patrocinadores. (locução, André Mello).
21hs - Vaquejada, tourada, montaria em cavalos e touros.
23hs - Show com a Banda GURIAS GAÚCHAS.

DIA 06 – (Sábado).
20hs- Grande Rodeio, queima de fogos, show pirotécnico, apresentação dos patrocinadores, (locução, André Mello).
21hs - Vaquejada, tourada, montaria em cavalos e touros.
23hs - Show com o GRUPO QUERÊNCIA.

DIA 07 – (Domingo).
15hs - Baile com a banda CLIP SHOW de Cerro Grande do Sul. Entrada liberada.
19hs- Grande Final do Rodeio, queima de fogos, show pirotécnico, apresentação dos patrocinadores, (locução, Luizinho Mirante).
20:30hs - Vaquejada, tourada, montaria em cavalos e touros,
22:30hs- Apresentação e premiação dos vencedores do rodeio
23:hs - Show Nacional com ex-vocalista do Tchê Garotos, SANDRO COELHO E BANDA.

INGRESSOS: R$ 15,00. Crianças até 12 anos não pagam.

Obs. Haverá no local, Serviço de copa e cozinha, com bebidas geladas, doces e salgados, lanches, sorvete, crep, kapeta, caipirinha e muito mais.

Reserva de camarotes com Vilmar Tavares pelo Cel.: 9933.4403.


Fonte : Regional de Notícias

DIVERSIFICAÇÃO DE CULTURAS EM BARÃO DO TRIUNFO


Município tem como principal atividade agrícola o cultivo do tabaco. 
Muitos agricultores já tentaram o cultivo de girassol e mamona, mas o clima e a falta de assistência impediram que estas culturas se instalassem no município. Buscando encontrar outro meio de fonte de renda o agricultor Silvio Egídio Raphaelli da localidade de Linha Arroio Grande (interior do município), está usando a técnica de diversificação de culturas, além do cultivo do tabaco, Silvio este ano investiu em morangos.
A dependência do município na cultura do tabaco foi essencial para que o agricultor se preocupasse em introduzir uma nova cultura “desde quando era vereador em uma viagem que fiz a Brasília, Deputados da Bancada Ruralista do (RS) alertaram os municípios que são produtores de tabaco para começar a se preocupar e procurar trazer outra cultura para introduzir e não ficar dependentes do tabaco” explica Silvio. Também em uma visita no município de Feliz que produz moranguinho fez surgir o interesse nesta cultura.
Esta é a 1ª safra do seu plantio e com 15 mil mudas, do morango serrano e o Albion. Esta cultura se adapta melhor no inverno e com a chegada do verão uma técnica usada para que o calor não prejudique os morangos é pintar o plástico do canteiro para que se forme uma sombra quebrando o brilho do sol evitando queimar as folhas e a fruta. As mudas são compradas e vem de fora com um custo bastante elevado.
Sem muito conhecimento desta nova cultura, Silvio conta com assistência de técnicos da EMATER que fiscalizam e legalizam com selo de procedência, trazem também as embalagens para o morango, o suporte e assistência técnica são concedidos por técnicos da TMAC que auxiliam desde o plantio, fértil irrigação e a colheita do morango.

Preparação plantio e colheita
A terra é preparada com uma encanteradeira, em seguida colocada às mangueiras de gotejamento que são tapadas com plástico preto, o plástico é furado para que possa ser plantada a muda, depois de plantada se coloca os arcos do canteiro e se tapa. Desde o plantio até a 1ª colheita leva cerca de 70 dias para que o morango esteje pronto. A colheita é feita com caixas já preparadas para este fim. O ultimo processo antes da comercialização é a embalagem do morango em bandejas.

Mão de Obra
Por ser um serviço leve e limpo a mão de obra de fora se torna um custo a menos, “não é necessário mais que duas pessoas para realizar o processo de colheita e embalagem do morango, onde minha esposa e minha filha realizam este serviço e eu me dedico mais a lavoura cuidando o fumo” diz Silvio.

Comercialização
Sua produção seria destinada a uma “empresa” de Farroupilha, que pegaria seu produto direto em casa e não precisaria se preocupar em vendê-lo, mas a parceria não deu certo o que preocupou o produtor. A alternativa encontrada foi procurar vender nos comércios do município, onde tem obtido grande sucesso nas vendas “estou surpreendido pela enorme procura até agora o que colhi não foi suficiente para atingir a demanda do mercado local, foi começar a divulgar que a procura veio” diz o produtor com enorme satisfação.
Sua colheita é feita duas vezes por semana onde colhe de 50 á 60 kg. A previsão dos técnicos que o auxiliam é que sua produção supere 1000 kg por semana podendo assim abranger a enorme procura. Pretende divulgar seu produto em vários municípios da região com possibilidade de abastecer grandes redes já que a tendência de sua produção é aumentar gradativamente. A valorização do produto é satisfatória obtendo um retorno rápido do investimento.

Próxima Safra
Pensando já na próxima safra, Silvio pretende aumentar a plantação e mudar o sistema, utilizando Sistema de Estufa Elevada visando facilitar ainda mais a mão de obra. “se esta cultura continuar superando minhas expectativas ano que vem me dedicarei somente a ela, parando com a agricultura do tabaco” conclui Silvio.
Como Presidente do Conselho de Agricultura Municipal Silvio incentiva que o município tenha mais produtores de hortigranjeiros e fruticultura pela potencialidade das terras férteis e o clima favorável. “Como produtor de moranguinho tenho a dizer que esta cultura só tem pontos positivos, é um serviço que se faz com gosto além de ser prazerosa, uma atividade totalmente adversa do fumo, ela é simples, limpa, leviana, uma atividade bem mais viável do que o tabaco”, finalizou Silvio.


Fonte:Regional de Notícias