Celio Hollas
terça-feira, 24 de junho de 2014
Resumo do Programa Atual em Revista Realizado no dia 23/06/2014
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Queda na valorização do Tabaco afeta exportação brasileira
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco estando atrás somente da China, mas é líder em exportações desde 1993. Atualmente, a cultura está presente em 656 municípios da região sul do país, envolve mais de 165 mil pequenos produtores, 626 mil pessoas no meio rural e dá origem a 30 mil empregos diretos nas indústrias de beneficiamento.
Para garantir a sustentabilidade do setor e representar os interesses comuns das indústrias de tabaco, foi fundado em 1947, em Santa Cruz do Sul (RS), o Sindicato da Indústria do Fumo, posteriormente denominado Sindicato da Indústria do Tabaco da Região Sul do Brasil – SindiTabaco, e que, em 19 de julho de 2010, estendeu sua base territorial para o Brasil, com exceção dos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, passando à denominação de Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco.
O Tabaco é uma fonte de renda de retorno imediato e a procura por este retorno financeiro faz com que o mercado ainda esteja aquecido e que os fumicultores se adaptem as novas tecnologias de produção e processamento da folha, matéria prima para ser preparada para o consumo. Em 2005 a Organização Mundial de Saúde implementou um Tratado Internacional chamado de Convenção Quadro para o Controle do Tabaco é um conjunto de medidas que prevê por exemplo a proibição da publicidade, a advertência sobre os malefícios do fumo nas embalagens do cigarro, e no que diz respeito ao produtor rural que cultiva o tabaco um apoio as atividades alternativas para geração de renda; vários países aderiram a convenção inclusive o Brasil.
Benício Albano Weber (presidente da AFUBRA) disse que “...no Brasil tem bastante queda de consumo e também na comunidade econômica européia, mas se comparado aos países do Oriente Médio e extremo Oriente o consumo está aumentando e isto é o que esta mantendo o consumo da exportação de tabaco brasileiro que esta em 87% de toda a produção mundial (...)”.
No Brasil a safra 2013/2014 foi de aproximadamente 725.000 toneladas de tabaco produzidas, cerca de 183 mil famílias vivendo da cultura em estados do nordeste e do sul do país. O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor representando cerca de 44 % da produção nacional, e o consumo está em alta devido ao aumento da população mas o consumo populacional vem caindo cerca de 3,3 % de 2012 para 2013.
Iro Shünke (Presidente do SINDITABACO) é um defensor frente á necessidade de suprir a procura pelo produto. Shünke diz o seguinte “(...) é controversa em função do produto final, se o país é tão importante no mundo sendo o segundo maior produtor e o maior exportador, e se como em qualquer produto enquanto houver demanda haverá produção e isto existe para o tabaco, então, é necessário defender a manutenção desta cultura nos produtores e nos municípios onde existe a produção”.
Segundo diagnósticos sócio-econômico das propriedades de fumicultura sul – brasileira disponível no site da AFUBRA Camaquã, enquanto o tabaco ocupou 2,541 hectares num total de 15,8 % a outra cultura que se destacou paralelamente foi o Milho com 3.614 hectares total de 22,4%.
Ivanor Pedersini (Técnico Agrícola e Gerente de Produção da Tabacos D`tália em Cerro Grande do Sul) falou que “o tabaco está com o preço baixo devido a qualidade que esta inferior ao dos outros anos, onde os agricultores estão separando somente em duas classes o que no ano anterior com a supervalorização as vendas estavam aquecidas e a qualidade era excelente (duas cores bem definidas). Esta ano a classe esta inferior o que implica na desvalorização onde o O1, O2, O3 estão sendo separadas apenas em duas, antigamente estas três classes eram separadas por X,B,C,T que também cada uma destas eram separadas em mais três classes.
As fumageiras no geral estão sentido a queda nas vendas com relação aos anos anteriores porque a China, principal importadora não esta vindo procurar pela produção estocada, deixando para negociar mais tarde fato que atinge e preocupa toda a cadeia de produção desde o produtor até a indústria de exportação onde a qualidade é avaliada.
Os atravessadores também são atingidos com o baixo valor pago pela arroba onde a maioria destes negociantes estão com grande quantidade estocada que na ocasião foi adquirida por um valor maior e a espera de alta de preço para repassar para as firmas resulta na queda de lucro por receberem este produto com qualidade inferior ocasionando então na atual situação de quedas nas exportações.
Para o fumicultor João Carlos, morador da localidade de Arroio da Toca, interior de Cerro Grande do Sul, o preço pago pelas fumageiras não está bom, Segundo o produtor, o valor pago em média é de R$ 100,00 por arroba, ficando abaixo do esperado.
“Caso o cultivo do tabaco fosse proibido no Brasil, a alternativa seria procurar por outra forma de trabalho porque no momento não tem fonte de renda que possa arrecadar o mesmo valor de retorno financeiro em curto espaço de tempo", falou João, que cultiva após a safra de tabaco, milho e feijão para consumo.
Fonte : Regional de Notícias
Vasco da Costa Gama é homenageado com Medalha do Mérito Farroupilha em Mariana Pimentel
O agropecuarista Vasco Antônio da Costa Gama recebeu, em cerimônia na tarde de quarta-feira (4), a Medalha do Mérito Farroupilha. A maior honraria concedida pelo Parlamento gaúcho foi proposta e entregue pelo deputado José Sperotto (PTB) na Sala da Presidência.Sperotto começou falando das dificuldades que o produtor rural enfrenta relacionadas às intempéries do tempo e às oscilações do mercado. "Pois com todas estas adversidades, temos aqui, hoje, um homenageado que superou tudo isso e divulgou o nosso Estado no Mercosul e pelo Brasil afora", disse ao se referir ao agropecuarista. Ele também destacou a trajetória de Vasco e os inúmeros prêmios que recebeu em eventos agropecuários, como a Expointer. Ainda estendeu a homenagem à toda a classe produtora da agropecuária e do agronegócio, "que é a base da economia do nosso Estado e coloca comida na mesa de todos os brasileiros".
Vasco da Costa Gama agradeceu a homenagem e destacou a importância do trabalho do produtor rural, atividade que gostaria que fosse mais reconhecida e valorizada. "O produtor rural, pode ser pequeno, médio ou grande, tem que ser otimista e perseverante para conseguir vencer as adversidades do dia a dia", destacou.
Perfil do homenageado
O agropecuarista Vasco Antônio da Costa Gama é natural de Guaíba. Mantém suas atividades, criando bovinos (corte e leite), bubalinos, ovinos, equinos (Quarto de Milha, Crioulo, Pôneis), e plantando soja, trigo e arroz entre os municípios de Guaíba e Mariana Pimentel.
Presidiu e integrou a diretoria das Associações Gaúcha e Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarta de Milha, sendo o introdutor da raça no RS. Também introduziu a criação de búfalos no estado.
É vencedor de inúmeros troféus, bem como de destaques especiais, nas categorias Quarto de Milha, Pônei e Crioulo Tobiano, nos estados do Ceará, Pernambuco, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Também foi agraciado pelo Senar, jornal O Sul, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Educacional e Expointer com o título de Destaque Profissional, pelo desempenho junto ao setor agropecuário.
Presenças
Além dos filhos Andréa, Flávia e Antônio, netos e amigos, também estiveram presentes na solenidade o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga; o prefeito de Guaíba, Henrique Tavares; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Victor Faccioni; os vereadores de Mariana Pimentel, Gabriel Bolzan e Edi da Silveira e Silva, também de Mariana Pimentel o amigo e também criador de bufalos Erni Wutzke, vereadores de Guaíba; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, representantes do Sindicato Rural de Guaíba, Farsul, Conselho Regional de Medicina Veterinária, entre outros.
Fonte : Regional de Noticias
Convênio assinado com a Fundergs garante recurso para os esportes em Cerro Grande do Sul
No início deste mês de junho o secretário municipal de Esporte Turismo e Lazer, Vilian Neumann, representando o prefeito Sérgio da Costa, esteve na sede da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul – FUNDERGS onde assinou com a entidade um convênio que tem como objeto a realização do “Projeto Geração”, conforme Plano de Trabalho apresentado anteriormente pelo setor de planejamento municipal, com o objetivo de promover integração como forma de inclusão social através de atividades físicas e esportivas, para grupos de crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais do município.
Para a realização do projeto proposto o município receberá da Fundergs o valor de R$ 8 mil, mais uma contrapartida municipal.Para o secretário e professor de educação física, Vilian Neumann o recurso é fundamental para a manutenção das atividades físicas que o município já desenvolve e promove a integração social.“Desta forma o município pode proporcionar o acesso ao esporte, criando oportunidades de convivência social para a população carente do município, sob uma orientação profissional, com boa estrutura e o uso de equipamentos necessários”, considerou o professor.Atualmente o município promove atividades físicas orientadas com o grupo da terceira idade, com crianças na escolinha de futebol e nas aulas de capoeira, além da promoção de certames de futsal, futebol de campo, futebol de sete, voleibol e bocha
Fonte : Regional de Notícias
quarta-feira, 18 de junho de 2014
Curso de Operação e Manutenção de Motosserras e Curso de Aplicação Segura e Correta de Agrotóxicos - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertão Santana
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertão Santana está Realizando nesta Quarta-Feira 18/06/14, os Cursos de Operação e Manutenção de Motosserras com o Professor Frederico Diego Dihl e de Aplicação Segura e Correta de Agrotóxicos (MR31) com o Professor Celso Prevedelo.
Sempre atuante, O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertão Santana Disponibiliza constantemente Cursos Gratuitos para a comunidade, Informe-se pelo Fone : 3495-1025 !
Fotos :Dennis Naibert
terça-feira, 17 de junho de 2014
Pai se acorrenta ao filho em frente ao Fórum
"Na manhã desta segunda-feira (16), Zereu Lopes, morador de Cerro Grande do Sul se acorrentou ao filho Tiago Botelho Abreu, 21 anos, em frente ao Fórum de Tapes, para chamar a atenção das autoridades quanto a luta que vem enfrentando contra as drogas, que lhe trouxe muitas angústias, inclusive a morte do outro filho Maikel Botelho Abreu, 17 anos, na última sexta-feira (13) em uma briga numa boate.
Tiago é usuário de drogas desde os 16 anos e há anos Zereu tenta uma internação ao jovem que sempre se negou em aceitar o tratamento. Há cerca de quatro meses, o pai do rapaz entrou com um pedido de internação compulsória (internação via judicial mesmo contra a vontade do dependente) no Fórum de São Jerônimo, município em que o jovem residia com a mãe, contudo o processo foi arquivado sem atingir o objetivo proposto.
Zereu reclama do descaso das autoridades para um problema tão grave e que, segundo ele, destrói famílias e deixa marcas profundas, contudo ele não desistiu e recorreu a Defensoria Pública de Tapes para entrar com um novo processo, onde diz que também encontrou dificuldade em ser ouvido.
“Se as autoridades tivessem dado a atenção que a situação merece, certamente hoje eu não estaria aqui chorando a morte do meu filho mais novo e implorando por ajuda para salvar o mais velho. Onde estão as autoridades competentes deste lugar que não nos atende quando mais precisamos”, desabafou o pai, que acorrentado ao filho e em pranto implorava por ajuda em frente do órgão público.
De acordo com funcionários do Fórum o pedido de internação compulsória para Tiago foi realizado no dia 6 de junho e deferido quatro dias depois. Durante o protesto um oficial de justiça apareceu portando o mandado de internação e na sequência Tiago foi conduzido ao Hospital Nossa Senhora do Carmo, de onde foi encaminhado à unidade para desintoxicação no Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre, onde deverá permanecer por até 30 dias. Neste período o pai de Tiago segue em busca de uma clínica onde o rapaz possa completar o tratamento."
Fonte : Regional de Notícias
sexta-feira, 13 de junho de 2014
O Blog da Sua Rádio !
A Rádio Atual fm agora também está utilizando a tecnologia Blogger para ficar mais próxima e também levar mais informação de qualidade para os ouvintes !
O blog terá atualizações constantes e até mesmo mudanças de Layout para cada vez mais ser útil , levando além de noticias, alguns avisos, previsão do tempo, horário oficial de Brasília e é claro a programação da Rádio Atual Ao Vivo !
Desde já agradecemos pela visita no nosso blog, e sugestões serão bem vindas nos comentários !
O blog terá atualizações constantes e até mesmo mudanças de Layout para cada vez mais ser útil , levando além de noticias, alguns avisos, previsão do tempo, horário oficial de Brasília e é claro a programação da Rádio Atual Ao Vivo !
Desde já agradecemos pela visita no nosso blog, e sugestões serão bem vindas nos comentários !
RECOLHIMENTO DE RESÍDUOS TECNOLÓGICOS V SEMANA DO MEIO AMBIENTE - SERTÃO SANTANA
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertão Santana juntamente com a Prefeitura Municipal Realizou nos dias 10 e 11 de Junho O Recolhimento de Resíduos Tecnológicos!
A Entrega de Resíduos dava o direito de recebimento de uma muda de árvore nativa
através do Programa Carbono Neutro Uma Parceria da FETAG e CERTEL.
Os dois dias de recolhimento de "Lixo Eletrônico" fazem parte da Programação da V Semana do Meio Ambiente - Sertão Santana.
Fotos : Jorge Sanhudo
Assinar:
Postagens (Atom)